UNIDADE DE REUMATOLOGIA DO HBDF

A existência da Unidade de Reumatologia do Hospital de Base remonta aos primeiros dias da instituição, que foi inaugurada em 12 de setembro de 1960. Subordinada à Medicina Interna do HBDF, sempre teve importante função nas atividades clínicas do hospital.

A Unidade de Reumatologia do HBDF é responsável pelo atendimento terciário das enfermidades reumáticas de pacientes que procuram o hospital ou que são encaminhados por outros serviços de saúde do DF, para atendimentos de consultas ambulatoriais ou de internação dos casos considerados relevantes.

A Unidade funciona atualmente no décimo primeiro andar, para atendimento de internação, tratamento especializado de pulsoterapia e aplicações de medicamentos biológicos. Como as patologias reumáticas se caracterizam pela cronicidade na sua evolução, a maioria dos acompanhamentos clínicos são feito pelo atendimento ambulatorial onde age em diversas subespecialidades como: (colagenoses, artrite reumatóide, espondiloartrites, artrites metabólicas, partes moles e outros), servindo-se dos recursos humanos e físicos destinados a este setor.

Além de internação e atendimento ambulatorial, está estruturada para formação de residentes na especialidade de reumatologia, através do seu Programa de Residência Médica em Reumatologia aprovado pelo MEC, com capacidade para seis residentes distribuídos em três do primeiro ano e três do segundo ano, que são treinados seguido uma programação específica e acompanhada pelos Preceptores da Unidades.

No trabalho de Residência Médica, diversos trabalhos científicos de importância foram sendo apresentados ao longo dos anos nos congressos da especialidade, e publicados em revistas especializadas.

Inúmeros residentes se destacaram na Unidade de Reumatologia, prestando relevantes serviços na assistência aos pacientes e alguns acabaram ficando no serviço onde exercem a especialidade.

Em diversas localidades do país se encontram reumatologistas formados em Brasília, que mantém uma rede contato com o grupo de preceptores e orientadores que exercem a pós-graduação mantendo um relacionamento bastante cordial e de aproveitamento científico.

Os objetivos do atendimento reumatológico são: a setorização do atendimento em Reumatologia do HBDF, mediante a criação dos ambulatórios de subespecialidades; facilitar o acesso do paciente portador de doença reumática, cujo nível de complexidade justifique avaliação especializada em centro terciário de atendimento em reumatologia; aprimorar a formação médica em nível de pós-graduação, mediante melhora na qualidade dos Programas de Residência Médica nas áreas de Reumatologia e Clínica Médica, ora em andamento no HBDF; e, finalmente, incrementar a pesquisa clínica e laboratorialna área de Reumatologia, com o incentivo e o melhor aproveitamento da diversidade de enfermidades reumáticas rotineiramente atendidas na unidade.

A história da Unidade de Reumatologia teve seu início junto com a inauguração do HBDF e com a vinda do doutor Célio Menicucci, mineiro de Lavras chegado a Brasília em setembro de 1958 para a prática da medicina no DF. “Ele foi um dos pioneiros do exercício desta profissão, em condições inóspitas, quando a necessidade do médico com abrangência de conhecimentos era necessária para o atendimento da população da futura capital, então deficiente de infraestrutura em todas as áreas”, com seu espírito empreendedor e ousado, o Dr. Menicucci foi o responsável pelo alívio dos sofrimentos de pessoas com doenças de naturezas diversas, atuando por vezes até na área da obstetrícia. A população de Brasília da época, diz o atual chefe da Reumatologia, tem lembranças marcantes dos benefícios recebidos, pela dedicação e entusiasmo do profissional abnegado que a atendia no então Hospital do IAPI - (INSTITUTO DE APOSENTADORIA E PENSÕES DOS INDUSTRIÁRIOS).

Com a inauguração da capital e a chegada de profissionais com especialidades diversas para ocupar as vagas do recém inaugurado Hospital de Base do Distrito Federal, o Dr. Célio voltou-se para a Reumatologia e frequentou o serviço do professor Charles Bywaters em Londres, onde adquiriu conhecimentos da especialidade que trouxeram atualizações e avanços substantivos no tratamento de doenças como a Artrite Reumatóide e Lúpus entre outras.

Foi obra dele, estruturar o primeiro serviço de reumatologia do DF, justamente no HBDF, do qual foi o primeiro chefe e também um dos fundadores. Ocupou, depois, o cargo de secretário de saúde. Por muitos anos o doutor Célio isoladamente gerenciou o tratamento das doenças reumatológicas no DF. A chegada de outros colegas da mesma especialidade agregou valores e juntos fundoram a Sociedade de Reumatologia de Brasília.

Em janeiro de 1966, chegava ao HBDF a Dra. Lucia Maria Gonçalves Macedo, oriunda do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, onde teve sua formação com o renomado reumatologista Dr. Luiz Verztman. “A Dra. Lúcia é de reconhecida competência, e cumpriu com zelo e dedicação, toda a sua carreira e trabalho em função da Unidade de Reumatologia”.

Entre as funções acumuladas por ela estão as de Instrutora de Ensino da Unidade de Medicina Interna do primeiro Hospital Distrital de Brasília - 1968 a 1971; Chefe da Unidade de Reumatologia do Hospital de Base nos períodos de 1967 a 1970 / 1973 a 1974 / 1975 a 1979 / 1985 a 1986; Membro da Comissão de Internos e Médicos Residentes e Estagiários do Hospital de Base 1970 a 1971; Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para Reumatologista da FHDF em 1976 (o primeiro) e em 1985; e Coordenadora das Atividades da Reumatologia junto ao Departamento de Recursos MédicoAssistenciais da Diretoria Executiva em 1986. A Dra. Lucia trabalhou no HBDF até meados de setembro de 1991, quando se aposentou. Durante todo este período, dividiu o trabalho com sua equipe, formada pelos colegas Dr. Franklin Batista Tormin, Dr. Francisco Aires Correa Lima, Dra. Marcionila Brasilina da Nóbrega (falecida na atividade, decorrente de acidente automobilístico em 1997, deixando em todos muitas saudades), Dra. Helenice Alves Teixeira Gonçalves, Dr. Mário Soares Ferreira, Dra. Sandra Maria Andrade de Oliveira e Silva e Dra. Anna Beatriz Assad Maia. “Na gestão dela foi criado o programa de residência médica de reumatologia do HBDF, que já formou 80 especialistas durante todos esses anos, e que estão trabalhando não só em Brasília e cidades satélites do DF, também em vários estados do país.

Outro grande nome na história da Reumatologia do HBDF foi o do citado Dr. Franklin Batista Tormin, que se diferenciou pela continuada dedicação à Unidade de Reumatologia. Reumatologista de personalidade íntegra, sempre movido pela razão, atuação robusta, honesta, construída com tenacidade e muito trabalho, caracterizando um perfil humanitário, inclusive nas suas ações como médico. “Foi um excelente chefe e colega de trabalho. Na sua gestão oficializou junto ao MEC o programa de residência médica”, conta. O Dr. Tormim também ocupou vários cargos, como o de preceptor e coordenador do programa de residência médica, Chefe da Unidade no período de 1979 a 1988. Chefe do setor de Medicina Interna do HBDF e finalmente o de Chefe do Ambulatório do HBDF, quando se aposentou em 1996.

Também contribuiu para o engrandecimento da Unidade de Reumatologia a renomada Dra. Helenice Alves Teixeira Gonçalves, considerada prata da casa, pois teve sua formação no Programa de residência Médica em Reumatologia do HBDF, sendo residente da Dra. Lúcia Gonçalves. Posteriormente, foi para França aperfeiçoar seus conhecimentos, tendo trabalhado no Hospital Chocin com Dr. e Prof. Charlles J. Menkés, trazendo na volta importantes conhecimentos, como uso da artroscopia e infiltrações com ácido ósmico para tratamento das artrites. A Dra. Helenice foi uma incansável batalhadora no ramo da osteoporose e veio dela o Programa de Prevenção e Diagnóstico da Osteoporose da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, aprovado e homologado pelo Conselho de Saúde do Distrito Federal por meio da Decisão nº 13, de 10 de junho de 2003 e publicado no Diário Oficial do DF nº 118, do dia 23 de junho de 2003. Também ocupou vários cargos, como de Presidente da COREME do HBDF, preceptora de ensino do programa de residência médica e Chefe do serviço de reumatologia no período de 1995 a 1996, quando então solicitou sua aposentadoria como reumatologista. Retornou à casa através de novo concurso, dessa vez como fisiatra, sua outra especialidade, logo foi chamada para ocupar o cargo de chefia, onde permaneceu por dois anos. Foi também chefe Do Núcleo do Idoso e é Coordenadora do Programa de Osteoporose da Secretaria de Saúde do DF por longo período.

Posteriormente a Unidade de Reumatologia em sua trajetória pode contar com Dr. Mário Soares Ferreira, que chegou para trabalhar no HBDF, após aprovação em concurso público para a especialidade em 01 de fevereiro de 1986. Iniciou sua carreira como preceptor do Programa de Residência Médica em 1989 e passou a ser seu Coordenador em 1991, função que exerce até 2013. Na gestão do então diretor do HBDF, Dr. Mauro Guimarães, foi convidado para assumir a Chefia da Unidade de reumatologia, durante o período de 1991 a 1994, retornado para o cargo em 1996, após a aposentadoria da Dra. Helenice e permanecendo na função até o 2014. Também em 1991, foi convidado para assumir o cargo de Coordenador da Especialidade de Reumatologia frente à SES/DF, posição também ocupada até 2013. Entre as principais conquistas da sua gestão, destacamos a reestruturação do ambulatório de reumatologia para a área física atual, ocorrida durante a gestão do então diretor do HBDF Dr. Lairson Vilar Rabelo (1992 – 1994), recuperando espaço perdido para ampliação da Unidade de Radiologia. Em seguida, para minimizar o problema de falta de recursos humanos em reumatologia no hospital, realizou três concursos em 1999, 2001 e 2005 com objetivo de ampliar o efetivo, pois a carência de médicos na área era significativa. Em 2000, como Coordenador da especialidade, padronizou todos os medicamentos necessários para atender aos pacientes portadores de enfermidades reumáticas incluídos aqui os medicamentos chamados biológicos que mudaram a evolução das enfermidades reumáticas. Ampliou o número de residentes da Unidade de quatro para seis, sendo três do primeiro ano e três do segundo. Ainda em 2000, criou a sala de pulsoterapia e de infusão de agentes biológicos, para o tratamento de casos graves de lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide e de outras enfermidades reumáticas. Nesse mesmo ano, criou os ambulatórios de subespecialidades para melhor direcionar o atendimento reumatológico dos pacientes. Com a ultima reforma do hospital realizado em 2007 na gestão do então Governador do Distrito Federal José Arruda, ampliou o número de leitos de oito para doze, dada a necessidade da população e transferiu para o mesmo andar a sala de pulsoterapia toda modernizada para atender aos pacientes que necessitassem realizar infusão de medicamentos biológicos, onde tínhamos cinco poltronas reclináveis e servidores especializados para realização dos "procedimentos”, sendo transferida posteriormente do andar, na gestão do atual governo, para uma outra área do hospital para realização dos procedimentos . Elaborou o Planejamento Estratégico da Unidade em 2008 e o Plano Estadual de Saúde – Reumatologia, aprovado por unanimidade pelo Conselho de Saúde do Distrito Federal em 09 de dezembro do mesmo ano, cujo o objetivo era de promover a capacitação dos médicos da atenção primária para atendimento de pacientes portadores de enfermidades reumáticas com isso solucionando o atendimento da demanda reprimida, principalmente das cidades satélites, além de melhorar o atendimento terciário do HBDF. Plano Estadual, que infelizmente até o presente momento, não foi implantado pela SES/DF.

Em junho de 2014, solicitou sua aposentadoria. A Chefia da Unidade de Reumatologia foi então assumida pela a Dra. Jamille Nascimento Carneiro, que vem exercendo com grande desempenho essa função, apesar de uma época de grandes dificuldades em que está passando o setor de saúde do Distrito Federal.

Enfim, "Muito caminhamos, mas há muito ainda a ser feito para atingirmos o índice de excelência a que a Reumatologia do HBDF merece".

ATUAL CORPO CLÍNICO DA UNIDADE DE REUMATOLOGIA

  1. Dra. Jamille Nascimento Carneiro
  2. Dr. Carlos Eduardo de Carvalho Lins
  3. Dr. Gustavo de Paiva Costa
  4. Dra. Mariana Castilho Rassi Aires
  5. Dr. Luiz Piva Júnior
  6. Dra. Francielle de Sousa Rabelo
  7. Dra. Hellen Mary da Silveira de Carvalho
  8. Dr. Rodrigo Aires Correia Lima
  9. Dra. Catarina Juliana da Vila
  10. Dr. Robson Granja A. Cardoso
  11. Dra. Gina Eliane Menezes Haase Lobo

 

 

Autoria:

Dr. Carlos Lins e Dr. Mário Soares

Contato

61 3245.1671

61 99668-0935

Horário de funcionamento presencial da SRB
      8h às 12h - 13h às 17h

Fale Conosco

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
  • ABRAPAR - Associação Brasiliense de Portadores de Artrite

  • Presidente: Abigail Gomes Silva

  • SQN 202 Bloco F Apto 108

  • CEP: 70832-060 Brasília - DF

  • Fone: (61) 33278826 (61) 34252662

  • Email: abrapar@pop.com.br


  • ANAPAR - Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos

  • Presidente: Abigail Gomes Silva

  • SQN Qd 5 Bloco A Nº 50 Sala 710 Parte A Torre Sul

  • Centro Empresarial Brasília Shopping

  • CEP: 70715-900 Brasília DF

  • Fone: (61) 3201-7172

  • Email: anaparreumato_brasil@yahoo.com.br


  • Associação Brasileira SUPERANDO O LÚPUS

  • Presidente: Eni Maria da Silva

  • Av. Guapira, 600 - Sala 01 - Turucuvi

  • CEP: 02265-001 - São Paulo - SP

  • Fone: (11) 2713-1797 (11) 2713-1797

  • Email: superandolupus@gmail.com

  • Site: www.superandolupus.com.br

  • Comunidade no Orkut: SUPERANDO O LÚPUS

  • ABRALES - Associação Brasileira de Pacientes com Lúpus

  • Presidente: Maria Zuleide

  • Email: abrales@gmail.com

  • Site: www.lupusbrasil.com.br


  • ABRAPES – ASSOCIAÇÃO Brasileira de Pacientes de Esclerose Sistêmica

  • Presidente: Maria do Rosário Costa Mauger

  • Vice-Presidente: Paulo Menezes

  • Rua Dom João VI, n 103 – Vila Nogueira

  • CEP: 13088-005 – Campinas - SP

  • Fone: (19) 3256-7277 (19) 3256-7277

  • Fone da Presidente: (19) 3256-7277 (19) 3256-7277 (19) 9717-7570 (19) 9717-7570

  • E-mail: abrapes@yahoo.com.br


  • ABRESPAN – Associação Brasileira de Portadores de Espondilite Anquilosante

  • Presidente: Eduardo de Souza Meirelles – Médico Reumatologista

  • Rua Joaquim Antunes, 490 – conj. 71 – Pinheiros

  • CEP 05415-001 - São Paulo - SP

  • Fone/Fax: (11) 3081-5999

  • Site em construção: www.abrespan.com.br

  • E-mail: emei@terra.com.br e abrespan@grupos.com.br

  • Responsável ABRESPAN no Rio de Janeiro – RJ: Adriano Macedo Félix

  • Rua Marechal Floriano, 316 – Centro

  • CEP: 28460-000 – Miracema – RJ

  • Fone: (22) 9267-6697 (22) 3852-0947

  • E-mail: adrianomfelix@hotmail.com


  • ACREDITE – Amigos da Criança com Reumatismo

  • Presidente: Dr. Cláudio Arnaldo Len

  • Vice-Presidente: Carmen Schivartche

  • Rua Borges Lagoa 802, V. Clementino

  • CEP 04083-001 - São Paulo-SP

  • Fone/Fax: (11) 5083-4380

  • Telefone do Dr. Cláudio: (11) 9194-8812 (11)9194-8812

  • E-mail: len.cl@terra.com.br

  • Site: www.acredite.org.br

  • GRUPAJUN - Grupo de Pacientes Artríticos de Jundiaí

  • Presidente: Sra. Mara Busato Felício

  • Endereço da presidente: Rua São Pedro, 134, Vila Joana - JUNDIAí

  • (11) 4039-2902 (11) 4039-2902

  • GRUPAR-RP - Grupo de Apoio aos Pacientes Artríticos de Ribeirão Preto

  • Rua: Visconde de Inhaúma, 490 conj. 1006 - 10º andar

  • Centro - Ribeirão Preto-SP

  • Cep: 14010-100

  • Tel (16) 3941-5110 (16) 3941-5110

  • E-mail:grupar-rp@hotmail.com

  • site: www.grupar-rp.org.br

  • Presidente: Drª Nágila Alves Galdino


  • GRUPASP – Grupo de Pacientes Artríticos de São Paulo

  • Presidente: Rioko Kudo

  • Vice-Presidente: Guiomar de Jesus Trovato Mônaco

  • Rua Leandro Dupret, 178 – Vila Clementino

  • CEP 04025-010 – São Paulo-SP

  • Telefax: (11) 5574-6438 (11)5574-5996

  • E-mail: grupasp@superig.com.br

  • Site: www.grupasp.org.br


  • GRUPO DE APOIO AOS PORTADORES DE FIBROMIALGIA DE FRANCA SP

  • Reuniões às quartas-feiras, das 19h30 às 22h, na Paróquia São Sebastião

  • Rua José de Alencar – Franca-SP

  • Contato: Maria Aparecida Rosa

  • Rua Voluntário Arnaldo Vilhena, 442, Bairro Sto. Dumont

  • CEP 14405-347 - Franca - SP

  • Fone: (16)3720-0893 (16)3720-0893 (16) 3723-0448 (16) 3723-0448 (Maria Aparecida)


  • FRANCA ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DE FIBROMIALGIA DE FRANCA

  • Presidente: Neide Rozendo dos Santos Archanjoletto

  • R. Paulino Liboni, 1020 - São Joaquim 14406-340

  • Franca, SP

  • Tel.: (16) 3720-0893 (16) 3720-0893

  • Site: www.fibromialgia.hpg.com.br


  • LÁGRIMA-BRASIL

  • Presidente: Stella De Carli Cardoso de Oliveira

  • Av. Nossa Senhora de Copacabana 680 - loja G - Copacabana

  • CEP 22050-000 – Rio de Janeiro-RJ

  • E-mail: stella@lagrima-brasil.org.br

  • Site: www.lagrima-brasil.org.br