A gota é uma forma de artrite que causa episódios súbitos e graves de dor, sensibilidade, rubor, calor e tumefação das articulações. Afeta em geral uma articulação em cada vez, com freqüência a articulação maior do dedo grande do pé, quando então se chama podagra. Pode afetar também outras articulações, como as do joelho, tornozelo, pé, mão, punho e cotovelo.
A gota em geral não “passa” de uma articulação para outra. Quem tem gota em uma articulação não vai necessariamente tê-la em outra. A dor e a tumefação da gota são causadas por cristais de ácido úricodepositados na articulação.
O ácido úrico é uma substância que se forma normalmente quando o organismo decompõe produtos de excreção denominados purinas. O ácido úrico em geral dissolve-se no sangue e passa para a urina através dos rins. Na pessoa com gota, os níveis de ácido úrico no sangue ficam tão altos que se formam cristais de ácido úrico, que se depositam nas articulações e em outros tecidos, causando inflamação do revestimento da articulação (sinóvia).
Esta brochura foi revisada pelo COLÉGIO AMERICANO DE REUMATOLOGIA.
Dados Técnicos:
Gota – Arthritis Foundation – SBR
Este texto é uma tradução autorizada e adaptada ao Brasil por Dra. Rejane Leal Araújo