Fale conosco agora mesmo.

O diagnostico precoce da Artrite Reumatoide é a única maneira de evitar o avanço da doença.

Com o objetivo de chamar a atenção da população, será realizado no Parque da Cidade uma caminhada para ressaltar a importância do diagnóstico precoce da Artrite Reumatoide.

Para o Dia da Conscientização da Artrite Reumatoide, a Sociedade de Reumatologia de Brasília (SRB), em parceria com Sociedade Brasileira de Reumatologia, Estação Ativa, Projeto Divas, Vip Training e Há Esperança, irão promover, em 12 de outubro, às 9h, no Parque da Cidade, uma caminhada para alertar a população a importância do diagnóstico precoce e tratamento para o bem-estar das pessoas que convivem com Artrite Reumatoide (AR). O evento será aberto ao público e totalmente gratuito.

A Artrite Reumatoide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar diversas articulações. A causa, ainda, é desconhecida e acomete mais as mulheres do que os homens. Normalmente, inicia-se entre os 30 e 40 anos de idade. Os sintomas mais comuns são: dor; edema; calor e vermelhidão, podendo se manifestar em qualquer articulação do corpo, especialmente, nas mãos e punhos. As articulações inflamadas provocam rigidez matinal e fadiga. Com a progressão da doença, há a possibilidade de destruição da cartilagem articular, com isso, os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidades para a realização de atividades diárias.

Além das articulações, outros órgãos e/ou tecidos podem ser acometidos e apresentar alterações, como a pele, unhas, músculos, rins, coração, pulmão, sistema nervoso, olhos e sangue. O diagnóstico precoce e o início do tratamento são significativos para o controle do desenvolvimento da doença, cujo objetivo é prevenir a incapacidade funcional e a lesão articular. O tratamento medicamentoso pode variar de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade.

O exercício também é muito importante para redução do risco cardiovascular, que é a principal causa de mortalidade nesses pacientes. Antes de iniciar atividade física, os pacientes devem conversar com seu reumatologista sobre os benefícios e qual o melhor exercício para cada um

Caminhada de Conscientização da Artrite Reumatoide

Para a caminhada, a SRB – juntamente com os apoiadores – prepararam um cronograma bem especial para a realização do evento – que será aberto para a população e totalmente gratuito. A concentração está marcada para às 9h, no quiosque do Atleta, Parque da Cidade. Já às 9h30, os participantes terão uma aula super animada de dança. Para fortalecer o encontro, às 10h os integrantes vão contar com uma aula exclusiva de luta.

Com o objetivo de conscientizar a população em relação a AR, às 10h30 será realizado uma palestra sobre a proteção articular e a terapia ocupacional. Na sequência, às 11h, acontecerá o momento mais aguardado do movimento: a caminhada – seguida de alongamento e relaxamento. O encerramento está previsto para às 12h30.

Programação:

  • 9h – Início do evento
  • 9h30 – Aula de dança
  • 10h – Aula de Luta
  • 10h30 – Orientações sobre proteção articular e terapia ocupacional
  • 11h – Caminhada
  • 12h – Alongamento e relaxamento
  • 12h30 – Encerramento

Serviço

  • O que: Caminhada de Conscientização da Artrite Reumatoide
  • Data: 12 de outubro, às 9h
  • Local: Parque da Cidade – quiosque do Atleta
  • Informações: contato@reumatodf.com.br
  • www.reumatodf.com.br
  • Contato: (61) 9 9826 8140 – Assessoria Cristiane Delfim